● De acordo com estudo baseado em Paulo Freire que foi o idealizador da EJA, podemos perceber que este trouxe muitas contribuições para a educação de jovens e adultos, sendo responsável pela modificação no processo de ensino aprendizagem onde este deixou de ter um caráter abstrato e puramente intelectualista, passando a valorizar a realidade vivida pelo educando.
● A educação de jovens e adultos baseada na concepção libertadora de Paulo Freire visa a formação de homens e mulheres dotados de consciência social, aptos para uma intervenção sobre a realidade em busca de melhores condições de vida.
● O aluno adulto não pode ser tratado como uma criança cuja história de vida apenas começa, eles são portadores de cultura e dominam uma série de conhecimentos e habilidades, conhecimentos que são construídos em suas experiências de vida e relação de trabalho.
● O processo de alfabetização deve ter como base temas geradores que ligam os conteúdos escolares com a vida dos estudantes, trabalhar a partir do universo vocabular de cada região e respeitar suas condições culturais, para que os alunos relacionem o conteúdo estudado com os fatos do cotidiano e do trabalho.
● O educando da EJA tem a necessidade de ver a aplicação imediata daquilo que esta aprendendo, sendo que ao mesmo tempo se apresenta temeroso e sente-se ameaçado, precisando assim ser estimulado pelo professor para adquirir auto-estima e prosseguir os estudos.
● A metodologia aplicada deve ser a do dialogo, pauta-se nas relações interpessoais dialógicas e na interatividade entre educador-educando e dos educandos entre si.
● Podemos concluir que se o processo de ensino aprendizagem não fizer sentido para a realidade do alfabetizando este acaba se desestimulando e como conseqüência gera-se a evasão escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário