quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Plano de aula

Tema: Alfabetização digital na EJA, uma questão social e necessária

Objetivo Geral

Proporcionar a inclusão digital aos alunos da EJA

Objetivos específicos

-Capacitar e mediar a aprendizagem dos Alunos, proporcionando a inclusão digital;
-Conscientizar sobre a importância de incorporar efetivamente à informática em sua vida;
-Auxiliar na superação dos medos e resistências em relação ao uso do computador.

Metodologia

- Buscar parceria de um local ao redor da comunidade para realização das aulas de informática;
- Partir dos interesses ligados ao universo do educando;
- Fazer um levantamento das dificuldades e dúvidas dos educandos;
- Promover discussões sobre o uso de novas tecnologias;
- Utilizar jogos e atividades relacionadas as áreas de conhecimento;
- Usar a Internet como meio de consulta e apoio aos assuntos abordados em sala de aula;
- Usar o computador para necessidades do cotidiano (preenchimento de currículo, acesso a sites de utilidade pública);
- Utilizar textos para discussões;
- Produzir um livro com a história de vida;
- Criar um blog para divulgação das atividades da sala e assim resgatar a auto-estima dos alunos;
- Acessar sites de relacionamento e cadastras os alunos interessados nos mesmos.

Desenvolvimento

1° Etapa
Para iniciar o processo o professor poderá realizar algumas dinâmicas para auxiliar no resgate da auto-estima dos alunos. Após esse momento será proposto uma roda de conversa para conhecer e diagnosticar as necessidades dos alunos em relação ao conhecimento das novas tecnologias.
Após diagnosticar as necessidades será investigado o conhecimento que os educando trazem consigo sobre o uso de novas tecnologias, em especial o uso do computador.
O educador dividirá a sala em pequenos grupos para a elaboração de cartazes com o desenho de um computador e suas partes externas, neste momento os alunos mostrarão o que conhecem, após a produção dos cartazes será aberta uma discussão para identificar todas as partes do computador, o professor neste momento fará as intervenções caso necessário e explicará as funções de cada parte.

2° Etapa
Utilizando a crônica “O futuro já começou?” (Sauerbronn, Lúcia, Chá da tarde Crônicas - Escrita comunicação dirigida, 2005), será proposto uma discussão sobre o que cada um entende sobre novas tecnologias, ao serem apresentadas as opiniões o professor poderá registrar algumas palavras na lousa e construir um banco de palavras com os educandos.

3° Etapa
Após realizar as discussões e fornecer informações básicas sobre informática aos educandos o professor já poderá permitir que os mesmos explorem a máquina, poderá ser pedido para ligar e desligar, é muito importante que o trabalho seja realizado em duplas, um pode auxiliar o outro e o professor poderá observar e auxiliar nas dúvidas, ao explorar livremente a máquina os alunos estarão perdendo o medo e se sentirão mais tranqüilos, ao acompanhar a turma de mesa em mesa o professor pode questionar e esclarecer dúvidas.

4° Etapa
Após a primeira aula prática é interessante fazer um discussão sobre as opiniões, medos e dificuldades apresentadas pelos educandos, será com essa informações que o professor poderá elaborar as próximas aulas, registrar essas informações é muito importante.

5° Etapa
Nesta etapa será iniciado o processo de digitação no Microsoft Word, desenho no Paint para facilitar o manuseio do Mouse, é interessante organizar a turma com níveis de dificuldades próximas, as atividades poderão ser realizadas conforme as necessidades e dificuldades apresentadas.
Como se trata de uma sala de alfabetização e pós alfabetização poderão der trabalhadas atividades para cada nível de conhecimento, como por exemplo: digitação de palavras, frases, textos, currículos e etc...
Todo o material produzido pelos educandos serão salvos e posteriormente imprimidos e arquivados em pastas, para que os mesmos vejam suas produções. É nessa etapa que poderão ser digitados os livros da vida que já foram trabalhados em sala de aula.
Como se trata de um projeto que será desenvolvido durante aproximadamente 2 semestres, ao longo dessa etapa poderá ser trabalhado o acesso à Internet e o esclarecimento de dúvidas que forem surgindo ao longo do processo.
A criação de um Blog da sala é uma forma de se resgatar a auto-estima dos educandos, que se sentirão valorizados ao terem um blog para divulgação do trabalho.

Avaliação
A avaliação se dará ao longo do processo, o professor deverá verificar se os alunos conseguem ter noções básicas de informática e se conseguem perder o medo e a resistências ao usar o computador, conscientizando-se de que é importante e necessário a inclusão digital.

Cronograma

2 semestres aproximadamente

Materiais necessários

Computador
Cartolina
Pastas para arquivar as produções
Câmera fotográfica
Textos


Conteúdos que poderão ser abordados em todas as disciplinas

Português- produções de textos e leituras.
Matemática- uso da calculadora e calendário.
História e Geografia- pesquisa sobre a vida de algumas pessoas importantes e lugares históricos.
Ciências- vídeos sobre assuntos relacionados a disciplina e pesquisas.
Arte- Produção de desenhos e consultas a imagens.

Um comentário:

  1. Meu nome é Arlindo Marinho e acredito nas suas palavras parabens

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