quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Formação de Multiplicadores Voluntários

Os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta  Promovem  nos dias 05 e 06 de Agosto de 2011,   Formação de Multiplicadores Voluntários.


Os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta, ambos de  iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de Diadema. buscam  oferecer e promover, com o envolvimento voluntário da comunidade, alternativas de lazer e formação, integrando sociedade civil e Governo Municipal 
Saiba mais e participe!

Descrição dos Módulos da Formação
  Economia Solidária / Artesanato – Qualificação para o Trabalho e Geração de Renda
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a realizarem trabalhos artesanais em suas comunidades, percebendo que, por meio do trabalho solidário e coletivo, existem formas para geração de renda e desenvolvimento social, cultural e econômico.

Animação de Festas: Recreação
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a realizarem trabalhos de Escultura em Balão e Pintura Facial em suas comunidades. Considerando que existem inúmeros trabalhos direcionados às crianças e jovens, desenvolvidos no município e fora dele e executado tanto pelos Programas da Secretaria de Educação como pelas entidades parceiras, esse módulo prevê o fortalecimento de uma rede de voluntários, cuja ação sempre teve uma demanda muito grande na cidade por conta da interação direta com o público infanto juvenil.

 Primeiros Socorros e Segurança do Trabalho
Estes módulos têm por objetivo promover a sensibilização e a conscientização popular para a importância do conhecimento sobre os atendimentos de primeiros socorros e de formas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, tendo em vista que todos estamos sujeitos a precisar de cuidados ou a de prestar cuidados imediatos a nossa comunidade durante o exercício de alguma atividade desempenhada. Considerando que temos muitos voluntários e parceiros que trabalham com atividades esportivas e recreativas, por exemplo, e com crianças e idosos, esse módulo é fundamental para garantir a formação adequada dos voluntários e parceiros na segurança e no bom desenvolvimento de suas atividades.

Preparação Corporal para Atividades Físicas
O objetivo deste módulo é capacitar os multiplicadores dos Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta que trabalham com atividades esportivas, sociais e / ou culturais, como teatro e dança, por exemplo, que necessitam de conhecimentos sobre os cuidados necessários para a práticas dessas atividades.

 Educomunicação – Jornal Comunitário
O objetivo deste módulo é formar multiplicadores interessados em promover e difundir as práticas de comunicação necessárias para o indivíduo viver e conviver em sociedade (no coletivo), estimulando a reflexão, o senso crítico e as práticas das técnicas jornalísticas necessárias para a difusão de suas idéias e pensamentos.

 Dinâmicas de grupo
Este módulo tem por objetivo capacitar e formar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários para a importância de se conhecer jogos cooperativos e dinâmicas de grupo que possam motivar o trabalho em equipe, promover a cooperação do indivíduos em grupos e a sensibilização para vários aspectos necessários para desenvolver um bom trabalho em comunidade.

 Agricultura Urbana
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a desenvolver em suas comunidade trabalhos em hortas e pomares que possam permitir, por meio do trabalho solidário e coletivo, geração de renda e o desenvolvimento local.

Leitura em Ação
 O objetivo do módulo “Leitura em Ação” é formar voluntários para desenvolver atividades nas bibliotecas comunitárias, centros públicos e demais entidades, voltadas para as diversas formas de se praticar e difundir a leitura nas comunidades, a organização dos livros e a formação de público.

 Linguagem de Sinais – Libras

Este módulo tem por objetivo, além de promover a acessibilidade, capacitar e formar  tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários aprender a Linguagem de Sinais como forma de incluir os portadores deste tipo de necessidade às diversas atividades comunitárias desenvolvidas e oferecidas no município.

Arbitragem
Este módulo tem por objetivo capacitar e formar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a aprender técnicas de arbitragem para desenvolver nas atividades físicas comunitárias e nos campeonatos regionais e municipais.

 Educação Alimentar e Nutricional (Cozinha Sustentável) / CRESAND
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a promover a prática de uma alimentação saudável e sustentável, a partir de sobras de alimentos e partes de verduras e legumes que costumam ser dispensados ao invés de serem reutilizados em pratos saudáveis e econômicos.

 Musicalização
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a promover a sensibilização musical para ser desenvolvida em suas comunidades.

 Iniciação em Danças Populares
Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e motivar tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários a promover a consciência corporal e o conhecimento de algumas manifestações culturais, por meio de algumas formas de manifestação das danças populares.

 Hip Hop em Ação

Este módulo tem por objetivo capacitar, formar e estimular tanto os multiplicadores voluntários que já integram os Programas Ação Compartilhada e Escola Aberta quanto novos voluntários e grupos de dança de rua parceiros dos dois Programas a difundir a prática desta linguagem tipicamente jovem e popular que se tornou um movimento nacional reconhecido mundialmente.

 Telefones : 4072-7075/40727068
E-mail: ação.compartilhada@hotmail.com
Blog: http://acao-compartilhada.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário