sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


1 - Apresentação

Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.

LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Objetivos Gerais

Ø Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
Ø Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 - Objetivos Específicos

Ø Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
Ø Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
Ø Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
Ø Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

Ø LEITURA E ESCRITA

Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Emprego adequado de letras
Montagem de palavras, sentenças e textos.
Identificação de idéias básica do texto.
Sílabas, fonemas e grafemos.
Produção de textos.
Interpretação de texto
Comparação e diferenciação de escritas diversas.
Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc
Identificar poesia,propaganda e textos.


Ø LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.

Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos, publicitários e poéticos)
Relato de filmes, reportagens e causos.
Mímica, dança e atividades lúdica.
Localização e identificação de rimas.
Leitura e análise de texto informativo e poético.
Verbalização de opiniões e comentários.

Ø GRAMÁTICA

Ortografia
Partição Silábica
Tonicidade
Ordem alfabética
Alfabeto móvel
Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
palavras etc.
Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
Quadras e poesias.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes ,etc.

METODOLOGIA


> Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acróstico.
O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das pessoas da família, o dos colegas etc.)
O alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional.
Ø Leitura de diversos tipos de textos
A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras.
Textos informativos, expositivos e prescritivos.
Ø Ortografia
Achar palavras dentro de outra
Ilustrar poemas e dramatiza – los.
Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc.
O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra.
Ø Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor.
Ø Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação.
Ø Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal)
Ø Distinção entre vogal e consoante.
Ø Identificação de versos e estrofes.
Ø Localização e identificação de rima.
Ø Atividades que envolvam classes de palavras

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

Ø Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
Ø Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

5 – Objetivos Específicos

Ø Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ø Ler e registrar quantias.
Ø Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Ø Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
Ø Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Ø Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
Ø Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Ø Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
Ø Promover cálculo mental e estimativo.
Ø Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
Ø Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
Ø Estabelecer relações entre as operações.
Ø Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
Ø Trabalhar conjuntos.
Ø Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

METODOLOGIA

Ø Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente.
Ø Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano
Ø Resolução de problemas que envolvam as quatro operações
Ø Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos.
Ø Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo.
Ø Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens.
Ø Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano.
Ø Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria.
Ø Utilizar o livro didático com suas atividades
Ø Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
Ø Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
por extenso.
Ø Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

HISTÓRIA - GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais

Ø Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural.
Ø Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país.
Ø Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, questões social e meio ambiente.
Ø Conhecer a formação do povo brasileiro.
Ø Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

7 – Objetivos Específicos

Ø Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias
Ø Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje.
Ø Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem.
Ø Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico.
Ø Compreender as leis que regem o país.
Ø Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo.
Ø Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los.
Ø Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação,
Ø Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões.
Ø Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

METODOLOGIA

Ø Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre.
Ø Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis.
Ø Usar atividades mimeografadas e o livro didático
Ø Uso da biblioteca para pesquisa.
Ø Uso do quadro e caderno.
Ø Trabalhar com palestras e debates.

CIÊNCIAS

8 - Objetivos Gerais

Ø Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis..
Ø Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.


9 – Objetivos Específicos


Ø Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
Ø Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
Ø Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
Ø Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.

Ø Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
Ø Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
Ø Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
Ø Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
Ø Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
Ø Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
Ø Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

METODOLOGIA

Ø Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras eatividades com profissionais da saúde.
Ø Trabalhos com experimentos e pesquisa..
Ø Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.



ARTES
10 – Objetivo Geral

Ø Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

11 – Objetivos Específicos

Ø Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
Ø Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
Ø Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.




METODOLOGIA

Ø Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
Ø Trabalhos com desenhos,figuras,revistas,tinta,sucata etc.
Ø Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.




AVALIAÇÃO

“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem;diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.

Fonte: ailce.blogspot.com

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